Quando a neurocirurgia para a coluna é indicada?

Quando a neurocirurgia para a coluna é indicada?

A neurocirurgia para a coluna é uma das principais possibilidades de tratamento para diferentes patologias que afetam essa região do corpo.

No entanto, existem casos específicos em que esta técnica é indicada. E para que você possa conhecê-la um pouco mais, preparamos um conteúdo repleto de informações importantes.

Continue lendo a matéria e confira!

Principais informações sobre a neurocirurgia

A neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica que realiza o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de pacientes acometidos por doenças neurológicas causadas por desequilíbrios do sistema nervoso central e periférico.

Todos os procedimentos relacionados a neurocirurgia devem ser realizados por um profissional especializado, isto é, um neurocirurgião, que fará uma avaliação completa do caso de acordo com as informações passadas pelo paciente e também com o auxílio de exames de imagens, entre elas o raio-x, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Quando a neurocirurgia para a coluna é indicada?

A neurocirurgia para a coluna é indicada para tratar doenças que afetam os nervos da coluna vertebral, ou seja, aqueles nervos localizados na região que faz com que o corpo tenha sustentação para si e para os órgãos vitais, como o coração, os pulmões e também terminações nervosas responsáveis pelos movimentos dos membros.

As principais patologias de coluna que podem ser tratadas por meio de técnicas da neurologia são:

  • Artrose da coluna;
  • Escoliose;
  • Hérnia de Disco;
  • Hipercifose;>
  • Hiperlordose;
  • Protrusão de Disco;
  • Síndrome do Canal Lombar Estreito.

Também é possível utilizar os processos da neurocirurgia para o tratamento de dores e formigamentos em braços, pernas, mãos e pés.

Quais são os procedimentos realizados?

Os procedimentos mais comuns são os bloqueios, as infiltrações, as cirurgias endoscópicas, as discectomias percutâneas e as rizotomias por radiofrequência.

Em comum, todos possuem como característica a segurança e o pós-operatório mais rápido, já que são procedimentos minimamente invasivos.

Tanto estas patologias quanto a melhor maneira de realizar o tratamento devem ser feitas por um profissional especializado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia Também