Atingir a terceira idade pode significar desenvolver algumas patologias de coluna, principalmente quando o idoso levou uma vida com hábitos sedentários ou realizou atividades de maneira incorreta, sem se preocupar com as consequências.
Além desses fatores, a degeneração óssea e o enfraquecimento muscular também estão diretamente relacionados com o desenvolvimento de doenças na coluna.
Continue lendo este artigo para conhecer quais são as principais e confira todos os detalhes sobre elas!
As patologias de coluna mais comuns na terceira idade e suas causas
A seguir, separamos todas as doenças de coluna que mais afetam os idosos, seus sintomas e as suas causas.
Hérnia de disco
A Hérnia de Disco é uma das patologias de coluna mais diagnosticadas e é caracterizada por dores que se irradiam por outras partes do corpo, formigamento e dormência nos membros, diminuição de força nos membros inferiores, dificuldades de locomoção, entre outros sintomas.
As vértebras compõem a coluna vertebral e, entre cada uma delas, está localizado o disco invertebral, que tem como função evitar o atrito entre elas. Após sofrer um desgaste, este disco se desloca de sua posição de origem e passa a comprimir as raízes nervosas da coluna.
Entre as principais causas da Hérnia de Disco, temos, principalmente, a má postura.
Osteoartrite
Nesta patologia ocorre o enrijecimento das articulações, responsáveis pela redução do atrito entre duas estruturas ósseas.
Com o tempo, o paciente acometido pela doença passa a ter dificuldades de realizar até mesmo movimentos simples e a sofrer com dores bastante incômodas. Outros sintomas, como diminuição da mobilidade articular, perda da flexibilidade, rangidos, estalos e inchaço também passam a fazer parte do dia a dia desses pacientes.
Entre as principais causas da osteoartrite, temos:
- Anormalidades anatômicas;
- Esforços repetitivos;
- Obesidade;
- Prática de atividade física de alto impacto;
- Traumas e lesões.
Osteofitose
Popularmente conhecida como Bico de Papagaio, a Osteofitose é o crescimento ósseo irregular em torno do disco invertebral, que sofre uma espécie de desidratação e, por consequência, passa a ser comprimido.
Os pacientes acometidos por essa patologia costumam sentir fortes dores e formigamento e também passam a ter seus movimentos limitados, perder a força muscular e a sensibilidade.
Entre as principais causas da Osteofitose, também temos a má postura e o sedentarismo.
Osteoporose
Entre todas as patologias de coluna que listamos, a Osteoporose é aquela que tem relação direta com o processo do envelhecimento.
Nela, os ossos se tornam mais frágeis e porosos devido a diminuição da absorção de vitaminas e minerais por parte do organismo, ou seja, há perda de massa óssea e o aumento dos riscos de fratura.
Entre os principais sintomas, estão as dores em diferentes locais, formigamento nas pernas, deformidade na coluna, diminuição de altura e diminuição da força.
Cuidados necessários com a coluna na terceira idade
Os cuidados com a coluna devem fazer parte de todas as etapas da vida. E para que você chegue à terceira idade saudável, é importante realizar exercícios aeróbicos, manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais e, principalmente, não negligenciar acompanhamento médico com especialistas em diferentes especialidades.
É fundamental que um especialista diagnostique e acompanhe periodicamente o paciente acometido com algumas dessas patologias de coluna listadas acima, principalmente porque o tratamento correto e adequado pode devolver a qualidade de vida e o bem-estar.