Você já ouviu falar em endoscopia da coluna
Este procedimento é um método cirúrgico diferente daqueles caracterizados como convencionais, já que, ao realizar a endoscopia, é possível que o médico-cirurgião enxergue por meio de uma câmera acoplada ao equipamento, que reflete a imagem em um monitor de alta qualidade, além de contar também com um foco de luz com luminosidade ajustável e, dessa forma, tenha assertividade e chegue até o local em que a cirurgia deve ser realizada.
Para saber mais detalhes sobre a endoscopia da coluna, continue lendo este artigo!
Vantagens da cirurgia endoscópica
Como vimos, a cirurgia endoscópica é diferente dos métodos cirúrgicos convencionais, principalmente por se tratar de um procedimento pouco invasivo e minimamente agressivo.
Isso significa que, graças aos recursos tecnológicos disponíveis durante a endoscopia da coluna, o médico-cirurgião tem acesso ao local exato da doença sem a necessidade de fazer grandes incisões, o que diminui o tempo de recuperação do paciente e também as chances de gerar cicatrizes.
Além dessas vantagens, realizar a endoscopia da coluna também conta com:
- Sangramento mínimo
- O paciente tem alta no mesmo dia em que a cirurgia for realizada
- Possibilidade de utilizar anestesia local e sedação
- Menos dores após a cirurgia
- Diminuição dos riscos de infecção
- Sem limite de idade ou condição física para realizar o procedimento
- Apenas as fibras musculares são separadas, sem a necessidade de separar o músculo do osso
Quando realizar a endoscopia da coluna
A endoscopia da coluna é, principalmente, realizada em pacientes acometidos com hérnia de disco lombar. Porém, também é adequada para casos de:
- Artropatia facetária
- Ciática
- Estenose espinhal
E diversos outros tipos de patologias presentes na coluna vertebral.
Antes de escolher a técnica cirúrgica que será utilizada, é necessário que o especialista compreenda todas as possibilidades para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente.