Doenças neurológicas e pressão alta: qual a relação?

Doenças neurológicas e pressão alta: qual a relação?

Existe relação entre doenças neurológicas e pressão alta?

Neste texto você poderá conferir todos os detalhes sobre o assunto e também irá conhecer a Hipertensão e as suas consequências para a saúde.

Continue com a leitura!

O que é a Hipertensão Arterial?

A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa, que ataca vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. O seu diagnóstico acontece quando a pressão do paciente se mantém durante um longo período com valor acima de 140 mmHg por 90 mmHg.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos de pressão arterial são desenvolvidos por fatores genéticos.

Vale destacar que os sintomas da Hipertensão só aparecem quando a pressão aumenta significativamente, e são eles:

  • Dor de cabeça;
  • Dores no peito;
  • Fraqueza;
  • Sangramento nasal;
  • Tontura;
  • Visão embaçada;
  • Zumbido no ouvido.

Qual a relação entre doenças neurológicas e pressão alta?

A região cerebral é uma das que mais sofrem com o aumento da pressão arterial e isso acontece devido a quantidade de artérias que estão ali presentes.

O Acidente Vascular Cerebral, seja ele Isquêmico ou Hemorrágico, possui cerca de 80% de chance de ocorrer em pacientes hipertensos.

No caso do AVC Isquêmico, há o entupimento de uma artéria em qualquer região do cérebro, impedindo a passagem do oxigênio para as células cerebrais que, por consequência, acabam não sobrevivendo.

Já no caso do AVC Hemorrágico, a pressão elevada se torna um facilitador para a obstrução arterial, desenvolvendo zonas fracas e dilatadas em pequenas artérias e fazendo com que haja o rompimento de um vaso sanguíneo.

Outra patologia neurológica que possui relação com a Hipertensão é a Doença de Alzheimer. Isso ocorre porque, quando há o aumento da pressão arterial de forma descontrolada, a consequência é a perda progressiva das funções intelectuais, levando a pequenas lesões vasculares e agredindo o cérebro de modo a desenvolver a sua degeneração.

Agora que você já conhece a relação entre doenças neurológicas e pressão alta, reforçamos que é muito importante ter hábitos saudáveis e que mantenham a qualidade de vida.

Conte com um especialista para cuidar da sua saúde!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia Também