Doenças de coluna em jovens: conheça as principais

Doenças de coluna em jovens: conheça as principais

Você sabia que o diagnóstico de doenças de coluna em jovens tem sido cada vez mais comum?

Entre as causas desse aumento, além de fatores genéticos, há também o estilo de vida sedentário e dependente da tecnologia que, com o passar do tempo, gera o enfraquecimento das estruturas corporais, tornando-as frágeis e propensas ao desenvolvimento de desconfortos, lesões e patologias.

A seguir, você irá conferir quais são as principais doenças diagnosticadas em jovens e poderá conhecer um pouco mais sobre cada uma delas. Continue a leitura!

Conheça as principais doenças de coluna diagnosticadas em jovens

Antes de conhecermos cada patologia, é importante esclarecer que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se classificam como jovens pessoas com idade dos 15 aos 24 anos.

Cifose Postural

A cifose é uma curvatura natural da coluna torácica, a famosa “corcunda”, tendo angulação normal variada entre 20 e 45 graus e, caso esteja acima desse limite máximo, deixando a curvatura mais acentuada, trata-se da Hipercifose.

A Cifose Postural é uma das principais doenças de coluna em jovens, especialmente adolescentes. Isso acontece devido ao estirão do crescimento e afeta pacientes altos que possuem vícios posturais.

Por essa razão, é possível tratá-la com a correção postural e também com métodos que fortaleçam a musculatura da coluna.

Escoliose

A Escoliose é um desvio da coluna vertebral para o lado esquerdo ou para o lado direito, deixando um formato de “C” ou de “S”.

Dependendo da gravidade e da causa, a doença possui quatro diferentes tipos de classificação, sendo:

  • Congênita, ou seja, o paciente já nasce com o desvio;
  • Degenerativa do adulto, seja pelo avanço de outra patologia ou da idade;
  • Idiopática, isto é, sem nenhuma causa aparente;
  • Pós-traumática, ocorrendo após alguma fratura na coluna ou lesões ósseas;
  • Neuromuscular, tendo como fator doenças como a distrofia muscular, por exemplo.

No caso do diagnóstico da Escoliose em jovens, é possível notar que as mudanças posturais são derivadas da má postura durante a utilização de equipamentos eletrônicos, em que o paciente fica com o pescoço e a coluna curvados de modo a afetar todas as regiões da coluna.

Hérnia de disco

A Hérnia de Disco é conhecida por gerar dores que atingem diferentes partes do corpo, além de outros sintomas, como o formigamento, a dormência nos membros e a perda de força nos membros, a dificuldade de se locomover e outros.

Tem sido uma das principais doenças de coluna em jovens, principalmente aqueles com idade igual ou superior a 20 anos.

Assim como a Escoliose, também é uma patologia causada pela má postura, que faz com que as vértebras da coluna vertebral sofram atrito entre si após desgaste no disco invertebral, comprimindo as raízes nervosas da coluna.

Cuidados necessários com a coluna

Como vimos, a maior parte das doenças de coluna em jovens são causadas pela má postura e pelo sedentarismo. Isso significa que é possível evitá-las por meio de exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e correção postural.

É fundamental contar com um especialista para desenvolver métodos que garantam a qualidade de vida e o bem-estar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia Também