Existe relação entre doenças neurológicas e pressão alta?
Neste texto você poderá conferir todos os detalhes sobre o assunto e também irá conhecer a Hipertensão e as suas consequências para a saúde.
Continue com a leitura!
O que é a Hipertensão Arterial?
A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa, que ataca vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. O seu diagnóstico acontece quando a pressão do paciente se mantém durante um longo período com valor acima de 140 mmHg por 90 mmHg.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos de pressão arterial são desenvolvidos por fatores genéticos.
Vale destacar que os sintomas da Hipertensão só aparecem quando a pressão aumenta significativamente, e são eles:
- Dor de cabeça;
- Dores no peito;
- Fraqueza;
- Sangramento nasal;
- Tontura;
- Visão embaçada;
- Zumbido no ouvido.
Qual a relação entre doenças neurológicas e pressão alta?
A região cerebral é uma das que mais sofrem com o aumento da pressão arterial e isso acontece devido a quantidade de artérias que estão ali presentes.
O Acidente Vascular Cerebral, seja ele Isquêmico ou Hemorrágico, possui cerca de 80% de chance de ocorrer em pacientes hipertensos.
No caso do AVC Isquêmico, há o entupimento de uma artéria em qualquer região do cérebro, impedindo a passagem do oxigênio para as células cerebrais que, por consequência, acabam não sobrevivendo.
Já no caso do AVC Hemorrágico, a pressão elevada se torna um facilitador para a obstrução arterial, desenvolvendo zonas fracas e dilatadas em pequenas artérias e fazendo com que haja o rompimento de um vaso sanguíneo.
Outra patologia neurológica que possui relação com a Hipertensão é a Doença de Alzheimer. Isso ocorre porque, quando há o aumento da pressão arterial de forma descontrolada, a consequência é a perda progressiva das funções intelectuais, levando a pequenas lesões vasculares e agredindo o cérebro de modo a desenvolver a sua degeneração.
Agora que você já conhece a relação entre doenças neurológicas e pressão alta, reforçamos que é muito importante ter hábitos saudáveis e que mantenham a qualidade de vida.
Conte com um especialista para cuidar da sua saúde!