Desenvolver o tratamento de dor crônica é um processo que precisa coletar todas as informações do paciente, desde o seu histórico médico até as atividades que são realizadas em seu dia a dia.
Por isso, existem diversas formas de tratar uma dor crônica e, para não te deixar mais com nenhuma dúvida, separamos as principais informações neste artigo.
Continue lendo para saber mais!
O que é a dor crônica?
A dor crônica é uma dor intensa, que tem por característica se repetir durante meses ou até mesmo por anos, sendo o seu período mínimo de 3 meses.
Por se tratar de uma doença que gera sensibilidade nos nervos, o que os deixa mais sensíveis à dor, pode atingir uma ou mais partes do corpo, variando de acordo com o paciente e também com a sua causa que, normalmente, são:
- Doenças crônicas como artrite, fibromialgia, diabetes e outras;
- Ansiedade, depressão e outros fatores psicológicos que alteram os níveis de sensibilidade dos neurônios;
- Lesão ou trauma em determinado local.
Como é feito o tratamento de dor crônica?
Inicialmente o médico fará uma avaliação completa do paciente para, assim, detectar a causa e quais limitações a doença tem trazido a ele.
Em seguida, determinará o melhor tratamento de dor crônica, que pode ser feito por meio de diferentes metodologias. As mais comuns são:
- Medicamentos indicados pelo médico;
- Prática de exercícios de fisioterapia;
- Terapia ocupacional;
- Psicoterapia;
- Terapia comportamental;
- Acupuntura;
- Massagem;
- Técnicas de relaxamento;
- Bloqueio nervoso (infiltração) por meio de seringas e agulhas com medicamentos específicos;
- Consumir regularmente alimentos que contribuem para o alívio da dor crônica, como salmão, açafrão, morango, gengibre e muitos outros.
É fundamental que um especialista diagnostique e acompanhe periodicamente o paciente para analisar a efetividade do tratamento de dor crônica escolhido, possibilitando devolver a sua qualidade de vida, a sua saúde e o seu bem-estar.