Você sabe quais doenças da coluna são mais comuns, suas causas e os métodos de tratamento?
A lista é extensa. Porém, antes de chegarmos lá, vamos dar ênfase a uma informação muito importante: a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população do mundo já sofreu ou vai sofrer com dor na coluna. Essa é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, ficando atrás somente da dor de cabeça.
É um número muito alto que, com a informação e os cuidados certos, podem diminuir significativamente.
Continue lendo e confira todos os detalhes!
Doenças da coluna: as mais comuns e suas causas
Existem diversas doenças da coluna. A seguir, conheceremos aquelas que mais acometem os pacientes e também as suas causas.
Cervicalgia
Esta patologia atinge a região do pescoço e gera rigidez e falta de mobilidade. O paciente passa a ser acometido por ela depois de realizar movimentos bruscos, sofrer traumas, excesso de peso ou permanecer por muito tempo em posições incorretas e que prejudicam a coluna vertebral.
Ciática
Aqui, o nervo ciático passa a sofrer uma pressão, o que gera inflamação ou irritação. Isso provoca dor na nádega e na parte de trás da perna, onde é o trajeto do nervo ciático.
Há também a possibilidade de desenvolver a ciática devido outras doenças, como tumores, lesões, traumas, fraturas, espasmos musculares, hérnia de disco, osteoartrite e também síndrome do piriforme.
Desvios da coluna
Os desvios da coluna acontecem nas regiões cervical, torácica, lombar e sacral e fazem com que o paciente sofra com sobrecarga nas articulações, forçando mais a região para realizar movimentos, causando dor e desconforto.
A perda do padrão linear acarreta em três diferentes doenças da coluna. São eles:
Escoliose
Desvio lateral, maior que 10º, na coluna vertebral. Além da dor muscular, o paciente precisa de um maior esforço para realizar movimentos simples do dia a dia.
Pode ser congênita, ou seja, pode ser consequência da má formação dos ossos; Neuromuscular, ou seja, alterações neurológicas que afetam os músculos; Idiopática, sem causa aparente.
Lordose
Curvatura excessiva na coluna. Pacientes com outras doenças, como a acondroplasia, a discite, a cifose, a obesidade, a osteoporose ou a espondilolistese tendem a desenvolver a Lordose.
Cifose
A Cifose gera um aumento da parte superior da coluna, formando uma corcunda. É causada por má postura, osteoporose e por doenças degenerativas.
Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando o líquido presente no núcleo interno do disco intervertebral sai por alguma fissura presente na região cervical, lombar ou torácica.
Esta patologia pode ser protusa, extrusa ou sequestrada. E o paciente por ela acometido desenvolverá dor, fraqueza, dormência e dificuldade para movimentar o local em que a hérnia se encontra.
Lombalgia
A última patologia da nossa lista de doenças da coluna é a lombalgia.
Causada por sobrecarga na região lombar, gera a dor popularmente conhecida como “dor nas costas” e pode afetar as pernas e as nádegas, principalmente quando o paciente fica durante muito tempo sentado.
Tipos de tratamentos para as doenças da coluna
Todas as patologias da coluna que vimos podem ser tratadas por meio de métodos conservadores, ou seja, aqueles que não exigem cirurgia fisioterapia, medicamentos adequados, exercícios físicos e outros.
No entanto, caso essas metodologias não sejam suficientes, é necessário realizar o procedimento cirúrgico.
Atualmente é possível optar pelas cirurgias minimamente invasivas. Isto é, aquelas que fazem o uso da tecnologia em favor do paciente, possibilitando diversos benefícios ao paciente por exigir incisões menores, proporcionar maior precisão e mais rapidez no processo de recuperação.
É fundamental que um especialista diagnostique e acompanhe periodicamente o paciente acometido com algumas dessas doenças da coluna listadas acima, principalmente porque o tratamento correto e adequado pode devolver a qualidade de vida e o bem-estar.