A dor crônica é caracterizada como uma dor intensa que se repete durante meses, tendo o seu período mínimo de 3 meses, ou até mesmo por anos.
As causas variam conforme o diagnóstico e com o histórico médico dos pacientes, no entanto, existem algumas doenças que geram mais sensibilidade nos nervos do que o normal e, com isso, afeta uma ou mais partes do corpo.
No decorrer deste artigo, você irá conferir quais são essas doenças. Continue lendo para saber mais!
4 doenças que causam a dor crônica
A seguir, detalhamos as principais informações sobre cada uma das patologias selecionadas.
Artrite
Também conhecida como Osteoartrite, essa patologia é crônica e ocorre quando os níveis da cartilagem diminuem, o que passa a gerar maior atrito entre as articulações e, por consequência, maior desgaste
Com o passar do tempo, a pessoa acometida pela doença passa a sentir dor crônica e profunda, redução da mobilidade, ruídos enquanto realiza movimentos e até mesmo crescimentos ósseos.
O seu desenvolvimento, normalmente, é lento e costuma ser em pessoas com idade entre 40 e 50 anos, no entanto, tende a afetar a grande maioria da população com 80 anos.
Radiografias e ressonância magnética auxiliam a confirmar o diagnóstico. Já para o tratamento, é possível realizar o uso de medicamentos específicos, fisioterapia, proteção articular e, em casos mais complexos, cirurgia.
Cefaleia crônica
A cefaleia crônica é uma doença caracterizada por dores de cabeça contínuas que, em alguns casos, podem ser causadas por outro problema de saúde, como tensão, enxaqueca, transtorno de ansiedade generalizado.
Devido à intensidade da dor, o paciente pode ficar incapacitado de realizar atividades simples, como levantar e caminhar.
Costuma atingir uma porcentagem maior de mulheres com idade entre 25 e 45 anos e o diagnóstico pode ser feito por meio de tomografia do crânio e ressonância magnética. Quanto ao tratamento, há o uso de medicamentos específicos, prática de exercícios físicos e reeducação alimentar.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome reumatológica que afeta a musculatura, causando dor crônica difusa ou localizada, fadiga, distúrbios do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Cerca de 2% da população mundial é acometida por essa patologia, sendo que a maioria dos casos são em mulheres.
Para diagnosticá-la, é preciso realizar um exame clínico, avaliando o histórico e as condições físicas do paciente e excluindo outras possibilidades. O tratamento envolve tanto o uso de medicamentos específicos quanto a prática de atividade física, massagens e até mesmo acompanhamento psicológico.
Hérnia de disco
Uma das patologias mais comuns da coluna, a Hérnia de Disco causa dor crônica que atinge diversas partes do corpo ao mesmo tempo, gerando também o formigamento, a dormência e fraqueza dos membros, principalmente inferiores e dificultando a locomoção.
Entre as causas mais comuns da doença, está a má postura que, ao longo do tempo e por falta de correção, sofre atrito sofrido e desgasta as vértebras da coluna vertebral, deslocando o disco e comprimindo as raízes nervosas da coluna.
É fundamental que um especialista diagnostique e acompanhe periodicamente o paciente, possibilitando devolver a sua qualidade de vida, a sua saúde e o seu bem-estar para realizar todas as atividades do dia a dia.